sexta-feira, 24 de abril de 2009

Ensinar Matemática


Uma medida devemos tomar
A metodologia do ensino da
Matemática devemos mudar
Em vez de ser uma mera transmissão de conteúdos
Devemos estimular, desenvolver e orientar
Para os alunos, assim educar.

Uma coisa é certa: o professor
Deve ser orientador de descobertas
O aluno deve ser participativo
Crítico e muito criativo
Construtor de seu conhecimento,
E não passivo seguidor de modelos.

O educador tem a função de fazer
Ajudar o aluno para que
Com o egocentrismo ele possa romper
Um conjunto os alunos devem formar
Para com os outros poder se relacionar.

Quando o domínio da liberdade
Da critica e da responsabilidade
Passar a construir a autonomia
O aluno irá adquirir.

Uma coisa devo contar
A avaliação não é forma de punição
É feita em função do aproveitamento
Do aluno que pode ou não
Na próxima fase passar.

A educação da matemática em qualquer didática
Não é imaginário, é natural, é inteiro é racional
Ou, seja, pertence ao conjunto dos reais, isso mesmo, é real.
Nunca perca o seu domínio
Apesar de parecer unitário
Sua função pode ir ao infinito
Isso se for bem compreendido.


Renato Beserra Kato

2 comentários:

  1. Prezada Hellen,

    Parabéns pela iniciativa do blog. Não sei se você sabe, mas tenho um desenvolvo um site com o mesmo nome do seu e também publiquei em 2007 um livro com esse título. O endereço do site é www.magiadamatematica.com

    Quando puder, dê uma "passada" por lá. Acho muito importante essa "troca" entre pessoas com idéias e ações na mesma linha da Educação Matemática e da Matemática Lúdica.

    Um grande abraço,
    Ilydio Pereira de Sá
    Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  2. Hellen,

    Desculpe mas ficou um "tenho um" perdido antes de "desenvolvo" na postagem anterior...rssss....

    Outro abraço,

    Ilydio

    ResponderExcluir