quarta-feira, 29 de julho de 2009

Avaliação em Matemática

Avaliação em Matemática: Uma questão a ser discutida

Ensinar e avaliar o conhecimento matemático dos alunos é uma questão bastante complexa, e que deve ser encarada com primordial ao professor de matemática. Neste contexto, deve-se focar sempre os temas mais utilizados na realidade da criança, e ainda, dar ênfase a certos conteúdos, como: as quatro operações fundamentais, área e perímetro e geometria dos sólidos, matemática financeira, razão, proporção e porcentagens e probabilidade, uma vez que muitos destes alunos convivem diariamente com estes conhecimentos, porém sem a formalização matemática.

Ao avaliar um aluno, deve-se ter sempre como enfoque os métodos, as estratégias utilizadas e as aquisições de conhecimento, atitudes e competências. Assim, uma avaliação de forma eficaz deve abranger variados registros e recursos, e não somente se basear em meros testes escritos. Entre estes registros, pode-se citar como importante na avaliação a fase da experimentação, da passagem do contexto concreto para o conceito abstrato, a participação e interesse em adquirir o conhecimento, entre muitos outros quesitos que podem auxiliar o professor neste momento único.

Ainda, ao fazermos uma avaliação, não podemos, como professores, ficarmos presos à uma forma de resolução, pois de acordo com a Teoria dos Quadros, existem várias diferentes e possíveis formas e representações para a mesma solução de um problema matemático.

Nesta perspectiva, um instrumento que pode ser muito utilizado nas atividades avaliativas é a metodologia da resolução de problemas. Segundo Polya (1978), ao resolver um problema, o avaliado atravessa quatro etapas: (I) Compreensão do problema, que consiste na leitura e interpretação do enunciado; (2) Concepção de um plano de resolução, que objetiva a criação de estratégias adequadas para a resolução do problema; (3) Execução deste plano, que se resume em colocar o plano em prática, apresentando os cálculos, se os houver; (4) Verificação, na qual está compreendida a validação das estratégias e a verificação da resolução.

Concluindo, podemos afirmar que ao ensinarmos e avaliarmos nossos alunos, temos sempre como objetivo que estes sejam capazes de falar sobre matemática de forma sustentada e refletida, sabendo verbalizar seus pensamentos lógicos, e ainda, que sejam capazes de desempenhar tarefas e atividades utilizando-se da matemática cotidianamente.

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